Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

A leitura é essencial


Já estamos cansados de ouvir essa frase, e continuaremos a escutar por um bom tempo. A leitura é fundamental na vida de todos os seres humanos. Ter o hábito de ler é uma terapia que pode ajudar várias pessoas a viver melhor. Mas pelo jeito, a galera não quer viver melhor.

No Brasil, ler é um hábito ainda obscuro, considerado uma exceção para alguns. Por isso, quem tem a consciência de que uma simples atitude pode mudar toda a sociedade, tem o dever de nos ajudar nessa batalha.

Você que é leitor, vamos estimular a relação das pessoas com o livro. Quanto mais próximo for esse contato, mais familiar o livro vai ser para essa pessoa e assim, aos poucos, conseguiremos mais um leitor. Conseguir um leitor não é o verdadeiro desafio. Não adianta forçar alguém a fazer algo que não queira. Mas cabe a nós, transmitirmos a mensagem e conscientizar, mudar o modo de pensar da pessoa em relação à leitura.

A leitura só nos traz benefícios. É na oralidade, na escrita, na imaginação, na memória, no conhecimento. As páginas são diferentes mundos que fazem com que todos possam ter contato com diferentes culturas e situações, reais ou hipotéticas, além de estimular o leitor a formar uma opinião sobre assuntos e discernir sobre ele.

A leitura é um hábito que se adquire ainda quando criança, e quanto mais cedo estimularmos mais impacto aquilo vai ter na vida dela. Quando jovens, nós costumamos, seguir os gostos dos pais, pois é a maior influência da nossa vida, portanto, a maneira de se vestir, o modo de falar, os gostos musicais, tudo tem muita influência de dentro de nossa própria casa. Então ai vai o recado para o papai, mamãe e para o irmã(o) mais velho: sempre demonstrem que o livro faz parte do cotidiano e que a leitura é importantíssima, assim a criança já nasce influenciada por aquele hábito, que toda a sua família já possui.

Em alguns países da Europa, ler já é tradição e necessidade. Todos leem uma média de mais de dez livros por ano. E esse hábito forma cadeias que propagam ainda mais a variedade literária e o alcance de todos na literatura. Na foto, vemos caixas velhas, lotadas de livros, em um espaço público, onde quem quiser pega o livro que quiser, faz o que quiser, e devolve se bem entender. E as pessoas acabam deixando novamente o livro nesses lugares, repassando para outra pessoa, ou até doando mais livros. Isso já é da rotina do europeu, e em especial do povo de grandes centros urbanos europeu.

Vamos, e com a ajuda de todos, conseguiremos estimular cada vez mais esse hábito benéfico. Faça a sua parte. Doe livros, empreste, dê de presente, ou coloque-os em lugares públicos para que outras pessoas tenham contato e possam ter a oportunidade de ler.

A leitura é um grande passo, para que a população realmente adquira estrutura futuramente de um país desenvolvido. Queremos mais cultura no Brasil, e eu acredito na cultura do meu, do seu, do nosso, Brasil.

Um comentário:

  1. Certamente leitura é essencial para nossa nação ir em direção à verdadeira "Ordem e Progresso". Adoro leitura, mas conheço muita gente que torce o nariz ou sente-se enfadado de ouvir isso, o que é uma pena.
    Puxa... li aqui algumas de suas poesias (muito boas) e... é tão incomum atualmente encontrar garotos escrevendo esse gênero literário tão incrível! Me atraí pela sua ideia de publicar suas ideias por marcadores!!! pq que não mostram essas coisas na TV? (para essa pergunta retórica ambos sabemos a resposta).

    Vou segui-lo sim! pq a arte precisamos incentivar e a cultura vamos disseminar!!!

    Muito bom conhecê-lo. E estarei de olho em seus posts ok?
    T+ e muitas inspirações!!!

    ResponderExcluir