Páginas

sábado, 17 de março de 2012

E as livrarias? Onde estão?


Grandes livrarias, com diferentes estilos, na qual inspira grandes intelectuais e atrai turistas é um marco nas principais cidades do mundo, mas não é só de intelectuais e turistas que vivem as livrarias. A livraria é uma ferramenta para a sociedade e para a região que ela é situada. Ela tem o papel de espalhar leitura e conhecimento de acordo com o gosto do leitor, concentrando em um único lugar, uma overdose cultural transmitida nem sempre pelos livros em si, mas por palestras, workshop, contação de histórias entre outros eventos.

Mas como podemos usar dessa ferramenta se em nossa cidade não existe livrarias?

É isso mesmo, hoje Jacareí não conta com livrarias. Na verdade não vou ser tão alienado e dizer que é zero o número delas pois encontramos livrarias sim, mas eu acho que o número exato não completa nem os dedos de uma mão. Não considerando os Sebos e as livrarias religiosas.

O brasileiro não gosta de ler. Isso todos nós já sabemos, e as pesquisas comprovam. Na verdade, o brasileiro é um povo que não tem muito familiaridade com a cultura, mesmo morando em uma terra rica culturalmente. O desenvolvimento do país, está diretamente ligado com o nível cultural de sua população e a ânsia por conhecer melhor a sua terra e as tradições dela.

A leitura é uma forma de adquirir conhecimento, entender o mundo em nossa volta, melhorar nossa comunicação oral, desenvolvendo a criatividade e uma certa familiarização com a escrita, o que auxilia em um nível melhor na alfabetização do país.

O Brasil hoje é a 6ª economia mundial, está crescendo de forma acelerada, em em poucos anos já irá atingir o nível de países desenvolvidos. Mas se continuar assim esse crescimento ocorrerá de forma desigual, atingindo apenas uma certa camada da população. Não adianta crescer, crescer, crescer e continuar com um dos piores índices de educação mundial, e isso está ligado diretamente com a leitura.

Cultura no Brasil é cara? Sim, hoje a cultura no Brasil é cara, e nem sempre podemos contar com a participação de todas as classes sociais e de forma frequente. Nessa parte que a livraria se enquadra. Livro não é barato, mas é um investimento necessário para a formação intelectual de pais e filhos.

Jacareí tem uma excelente biblioteca, com uma estrutura de primeiro mundo, contando com uma abrangente coleção literária. Basta incentivar os jovens a adquirir o gosto leitura, aproximando-os do mundo dos livros. Isso é a resposta e o exemplo que dinheiro não é a desculpa para não ter contato com livro e com cultura.

Essa discussão é tão ampla que se não tomarmos cuidado acabaremos fugindo do assunto em si, que é a falta de livrarias na cidade. Esses dias estava andando pelo centro e fiquei abismado com a falta de uma livraria. Como uma cidade com mais de 250 mil habitante pode não ter uma livraria nas proximidades do centro? E como me referi no primeiro parágrafo, um lugar não só para comprar livros, mas para representar a cultura, com um bom espaço para a leitura.

Devemos refletir sobre esse assunto e não cair no discurso ignorante que cultura é cara, pois todos podem ter acesso a ela, e uma fração da população de Jacareí tem sim a capacidade de gastar uma parte de suas economias com a compra de livros. Então, eu digo novamente a frase “Acorda Jacareí”, e vamos tomar postura de cidade de médio/grande porte. Não é apenas quem realiza a leitura que ganha, é a população em um todo.

5 comentários:

  1. Infelizmente, é uma triste realidade! =/

    ResponderExcluir
  2. lembrei da minha cidade, com + d 400 mil habitantes, ond a única livraria q abriu, uma franquia da nobel, acabou virando pouco tempo depois bar e posteriormente casa d shows. como conheço o dono pessoalmente, e gastei alguns dinheiros lá, sei a justificativa dele: eqto eu tinha q pagar p ser livraria, o dinheiro veio fácil qdo fui p o ramo do entretenimento. e isso sintetiza a ideia, seja aqui ou em qq outro lugar. pq vc investiria o seu money em 1 negócio fadado a dar prejuízo? romantismo é bom mas ñ paga o leitinho das crianças. até pq, uma gde % dos leitores frequentadores da livraria (inclua eu) ia só p ver as novidades e olhar os preços, p depois pesquisar os mesmos livros com valores 50% + baratos na internet. talvez uma alternativa sejam as locadoras d livros, q vêm fazendo algum sucesso aonde abrem.

    ResponderExcluir
  3. É uma triste realidade, mas que podemos lutar. Devemos acreditar e fazer a nossa parte. Aos poucos nós conseguiremos mudar. Mas sempre com um único objetivo: Espalhar cultura por todos os lados.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, uma opção que temos agora para estimular o hábito da leitura e ajudar aqueles que tem dificuldades para compra de livros é o site www.tempresto.com.br.

    O site é uma rede social voltada para o gerenciamento da biblioteca pessoal e facilitar o empréstimo de livros entre grupos de amigos.

    Você faz seu cadastro, adiciona seus livros em Sua Biblioteca, convida seus amigos e poderá ver a biblioteca deles. Dai pode pedir e emprestar livros, com o gerenciamento dos empréstimos feito pelo próprio site. Sem custos...

    Ats

    Renato Moreira

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é um país onde todo mundo prefere gastar dinheiro com um fim de semana no churrasco e cerveja, mas considera desperdicio ir ali comprar um livro.
    E o pior: os que lêem fazem isso muito mal. Só conhecem best-sellers.
    Assim é com a maioria. Abraços.

    ResponderExcluir